Os benefícios do alho: Por que investir nesse tempero natural


O alho também contém alicina, um composto biologicamente ativo que age como um poderoso antibiótico ao combater micróbios e bactérias que causam doenças respiratórias e digestivas.

Quais os benefícios do alho para o coração?

São diversas as propriedades medicinais desse alimento. Estudos mostram que o consumo regular de alho faz com que os vasos sanguíneos se dilatem com mais facilidade. Com isso, ajuda a reduzir a pressão arterial. O alho em pó ainda contribui para reduzir o colesterol ruim, responsável por entupir as artérias e causar doenças cardiovasculares.

É verdade que o alho ajuda a evitar gripes e resfriados?

Sim! O alho possui ação antibiótica, antimicrobiana e antisséptica. Por isso, é muito eficiente para prevenir e curar gripes e resfriados. É eficaz, até mesmo, para combater febres e problemas respiratórios agudos e crônicos, como as bronquites. Vale ainda consumir o alimento em forma de essência, para aliviar sintomas da asma.

Como o alho ajuda na digestão?

O alho ajuda a processar melhor os alimentos ingeridos e, por isso, é benéfico para a digestão. Mas não apenas isso. Ele ainda ajuda na eliminação de resíduos do organismo e previne inflamações estomacais e intestinais. O alho é um alimento tão eficaz que “consegue” separar bem quais são as bactérias benéficas para o nosso organismo. O vegetal elimina aquelas que causam danos ao intestino e, ao mesmo tempo, preserva as que ajudam na digestão. Ainda age como diurético e colabora para a eliminação de líquidos e toxinas.

Comer alho em jejum faz bem?

Sim. A lógica é a mesma de ingerir água com limão em jejum. Isso porque, nos dois casos, a ingestão do alimento logo após acordar ajuda a desintoxicar o organismo de toxinas e rejeitosAté problemas como depressão e diabetes podem ser evitados com o consumo desse alimento.

Há contraindicações para o uso do alho?

O consumo de alho não é indicado para quem possui problemas gástricos graves. Já quem toma algum anticoagulante ou tem problemas gastrointestinais deve consumir o alimento com moderação. O mesmo vale para gestantes. Caso haja dúvidas, é sempre recomendado que se consulte o médico para que ele possa analisar melhor cada caso.

Por que comer alho cru é saudável?

Essa é a melhor forma de consumir o alho, porque ele possui um importante composto chamado alicina, que combate doenças cardíacas e colabora para prevenir o câncer. Essa substância é liberada quando o alho cru é cortado, triturado ou mastigado. Em altas temperaturas, o composto se perde e os benefícios do alimento para a saúde são reduzidos.

 

Fonte: www.jasminealimentos.com